CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SECRETARIA DE FORMAÇÃO DA CUT PROMOVE CURSO DIGITAL SOBRE O GOLPE DE 2016

Secretaria de Formação da CUT promove curso digital sobre o golpe de 2016

24/05/2018

O curso, organizado em 6 módulos, buscará compreender o golpe de 2016, identificar seus agentes e os efeitos para a Classe Trabalhadora.

Escrito por: Secretaria Nacional de Formação

Com o Golpe de 2016 o povo brasileiro foi submetido a uma agenda de retrocesso nos direitos fundamentais, trabalhistas, sociais, socioambientais; restrição às liberdades, ampliação das desigualdades sociais, privatização de bens públicos e serviços fundamentais, ataque à soberania nacional. Como agravante há o crescimento do fascismo e da violência. Instituições do Estado que deveriam combater o discurso de ódio e práticas violentas nas redes e nas ruas muitas vezes corroboram, endossam e protegem agentes do fascismo.

Diante desse quadro e dando continuidade ao grande movimento iniciado por dezenas de universidades brasileiras, a Central Única dos Trabalhadores juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco e professores convidados de diversas universidades brasileiras, realizará o curso Golpe 16: efeitos para a Classe Trabalhadora. Com esse curso objetivamos compreender o golpe de 2016, identificar seus agentes e os efeitos para a Classe Trabalhadora.

Objetivos específicos:

- Conhecer o histórico e a geopolítica do golpe, compreendendo que todo espectro progressista dos governos latino-americanos sofreu investidas, compreendendo que o ataque à soberania popular do voto, não ocorreu devido às alegadas ‘fragilidades’ do governo Dilma, mas para atender aos interesses do capital improdutivo;

- Refletir sobre os fatos e agentes políticos que orquestraram o golpe;

- Desconstruir a narrativa elaborada pelas elites e pela mídia;

- Identificar os impactos do golpe para a Classe Trabalhadora;

- Discutir as possibilidades da resistência da classe trabalhadora para restabelecermos uma verdadeira Democracia e o Estado de Direito.

- Subsidiar dirigentes sindicais e demais militantes sociais dos diversos elementos que sustentaram o golpe (geopolíticos, econômicos, sociais) bem como apresentar seus primeiros resultados na estrutura social brasileira;

O Curso Golpe 16: efeitos para a Classe Trabalhadora é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Formação em parceria com diversas secretarias da CUT e a Universidade Federal de Pernambuco, com certificação na modalidade Extensão.

Este curso, organizado em 6 módulos, terá carga horária de 60 horas e será realizado inteiramente na Plataforma Digital de Formação da CUT entre os meses de maio a setembro de 2018.

Temas dos Módulos

Módulo 1:
Breve Histórico de Golpes no Brasil e na América Latina

Módulo 2:
Processo que culminou no Golpe 2016

Módulo 3:
Ataques à Democracia e aos Direitos Humanos

Módulo 4:
Retirada de direitos trabalhistas e impactos no mundo do trabalho

Módulo 5:
Agravamento das Desigualdades Sociais e avanço da extrema pobreza

Módulo 6: