Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > COORDENAÇÃO DA FETRAF SC MARCA PRESENÇA NO SUSTENTAR 2017

Coordenação da FETRAF SC marca presença no Sustentar 2017

13/11/2017

Nesta 6ª edição, o evento contou com mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior. A FETRAF SC) esteve representada pelos seus coordenadores

Escrito por: Assessoria de Com. e Imprensa FETRAF SC - Patrícia Duarte

De 8 a 10 de novembro aconteceu o Sustentar 2017 - Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável, Cidades Inteligentes, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Nesta 6ª edição, o evento contou com mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) esteve representada pelos seus coordenadores.

Durante os três dias de atividades, os participantes puderam aprimorar o debate acerca da autogeração distribuída de energia proveniente de fontes renováveis, como a solar, eólica, hídrica ou biogás, por exemplo. Um dos motivos para tal é o fato de o Brasil viver uma crise hídrica, que faz com que o país recorra à energia térmica, que é cara e poluente. Especialistas debateram o futuro das matrizes renováveis, os obstáculos legais, como a cobrança do ICMS da autogeração, financiamento e novas tecnologias. O coordenador geral da FETRAF SC, Alexandre Bergamin, destaca a participação como muito positiva e produtiva. “É uma alternativa a mais para entendermos o contexto atual e onde a Agricultura Familiar pode ser inserida e fortalecida, sem perdas aos agricultores e agricultoras”, afirma.

Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Amazonas são os únicos estados que ainda não possuem programas de incentivo à produção de energia limpa no Brasil. Em Santa Catarina, se o governo deixar de recolher ICMS da geração de energia fotovoltaica, deixaria de arrecadas apenas 0,15% do total recolhido. Essas questões levarão as entidades participantes a elaborar um documento de reivindicações com o intuito de ampliar o debate e as práticas que propiciem o desenvolvimento de energias renováveis e de sustentabilidade como um todo.

Além das palestras, workshops e oficinas para gestores públicos, também foram realizados passeio com o ônibus movido por energia solar (UFSC/WEG) e visitas técnicas a projetos de fomento e de geração de energia sustentável, como a Usina Solar Cidade Azul Engie, em Tubarão.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br